sábado, junho 25, 2005

ainda o S. João

Não há S. João sem sardinhas, manjericos, martelos e claro(!), balões, muitos balões!
Contribuímos, também, para alegrar o céu de ébano do porto com tremeluzentes e voadores fogos fátuos.
O nosso balão era cor-de-rosa (claro, então?! era balão de gaijas!!!!), e deu uma trabalheira do caraças para o pôr a voar!!! Mesmo seguindo as instruções!! Se não acreditam, aqui vão as instruções e entre parêntesis comentários pessoais às mesmas:
(pequena introdução)
O balão. é um objecto de lançamento colectivo (oi? o que é isto de lançamento colectivo? só se podem lançar vários ao mesmo tempo?!!). Convide para o lançamento mais 2 ou 3 pessoas familiares ou amigos (espera lá... pessoas familiares ou amigos?? será necessário fazer isto com pessoas que conheçamos bem? será esta a magia do balão? e se estivermos à rasca não podemos pedir ajuda a um trauseunte? e se pedirmos será que o balão já não sobe porque afinal não somos todos amigos ou familiares????? outra questão é: pessoas familiares? não bastava pôr familiar? os cães são nossos amigos, os gatos são bonitos e os piriquitos piam. nós gostamos dos nossos animais mas sabemos que não são família! e não me parece que a kaia - a cadela da nelita marta- fosse de grande ajuda no processo de lançar o balão! o que será que as pessoas que escreveram disto pensam sobre o QI das pessoas que lêm isto???) e consulte as instruções (ora então vamos lá):
  1. Na boca do balão (na boca?... ui! e morde? base não seria também uma boa palavra? tinham mesmo que animalizar a coisa?) está localizada a mecha que é suportada por uma armação de arame. (confirmado!). Verifique que esta tem forma circular e está uniforme. (ok. a mecha do nosso balão era rectangular e irregular...) Seguidamente, empurre esticando os arames, para o interior, centrando a mecha (yes sir! mission acomplished)
  2. (não existe... passa logo para o item 3)
  3. Dê a forma ao balão com a ajuda dos amigos (para isto basta que sejam amigos, não é preciso familia... ) Estes devem posicionar-se à volta do balão puxando o papel (não demasiado, eles não referem que não se pode puxar demasiado!!!!), e inflando o mais possível (ah!... inflando!!! que palavra bonita!!!!), verifique que a mecha está bem dentro e centrada, que o papel se encontra bem afastado da mecha na boca do balão. (seria mesmo necessária esta ressalva?... não um bocadinho óbvio que o papel não pode ficar demasiado perto da mecha?)
  4. Com o balão já na sua forma, suspenso verticalmente a 1 metro a 1 metro e meio do solo (o rigor desta gente!!!), com toda a gente a segurar (agora sim já pode ser toda a gente! desde que sejam familiares ou amigos, nada de convidar os vizinhos ou o menino das pizas!!!) Baixe-se, e acenda a mecha em dois cantos opostos em diagonal, com isqueiro tipo bic ou vela (ok. isto é mesmo verdade, os fósforos não funcionam, tem de ser mesmo de isqueiro!). veja que a chama do isqueiro não queima o papel (não deveria ser " veja se a chama do isqueiro não queima o papel"?). verifique que os seus amigos estão a segurar com jeito (para isto é necessário que os amigos sejam jeitosos! foi mesmo isto o que aconteceu! ;)), que a chama na boca do balão está a desenvolver afastada dos bordos (gosto de dizer esta frase! ora tentem lá: que a chama na boca....), e de imediato peça aos seus colegas que o baixem devagarinho (agora já podem ser colegas...), (para a chama não apagar), até ao chão, onde este deve ficar com a boca bem assente, até começar a sair por si próprio. (nós só o pomos no mundo e tentamos acendê-lo da melhor maneira, mas depois é lá com ele!...)
  5. Tendo em consideração o tamanho (claro! temos sempre em consideração o tamanho!!! era preciso dizer?!) e a temperatura ambiente (temperatura ambiente determinada com um dedo molhado no ar como manda a lei!), o balão pode levar de 4 a 8 minutos a iniciar a subida. portanto seja paciente! (quase não houve espera, o nosso balão era muuuuito bem mandado!!!)

Caso apague. Volte a acender. (mais informação desnecessária....). caso incendeie. apague o fogo! (por falar em informação desnecessária....) Lance um novo balão e passe um bom S. João. ( está-me a querer parecer que o/a sr/a. que fez isto usou o panfleto como rampa de lançamento para a sua mais almejada carreira: a de escritor/a de quadras populares!!)

Depois das instruções cumpridas, eis o resultado:

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

e lá foi o nosso balão tal como a vida, belo e efémero!

(fotos roubadas aqui)

3 comentários:

mfc disse...

Mas afinal não estão proibidos os lançamentos de balões??!!
Tu vê lá nas que te metes!

carmuue disse...

ui?! estão?....
hum....
OOOOOpssss!!

Anónimo disse...

Boa noite.
Ao verificar na sua página que em 2005 vem publicado uma notícia sobre o S. João e o lançamento de balões, gostaria de solicitar o seguinte favor:
Chamo-me Francisco e pertenço a TURMA LUSA DE LISBOA, uma equipa organizada na arte e tradição de construção e lançamento de balões de S. João. Como estamos em vias de lançar um site dedicado exclusivamente ao tema "Balões de S. João", onde divulgaremos fotos de lançamentos, textos, mensagens, notícias...etc, gostaríamos de saber se seria possível contarmos com a vossa colaboração no envio de imagens ou fotos de balões que os amigos tenham lançados aí no Porto, podendo ser recentes ou antigas. Quanto mais imagens possuirmos, melhor será, pois desejamos futuramente que todos os baloeiros de Portugal se unam em defesa da nossa tradição, dando assim razão a criação de uma associação em defesa do Balão de S. João.
Ficamos a aguardar pela V/ resposta e esperamos contar com o V/ apoio.
Atenciosamente.
Francisco Silva
TURMA LUSA DE LISBOA
"Balão no céu, alegria na terra"

N/ e-mail: turma.lusa@hotmail.com