sexta-feira, março 24, 2006

sugestões para o fds

"Fica comigo esta noite", Inês Pedrosa

Esta compilação de contos oferta verdadeiros momentos de humanidade. Destaque para "Conversa de café", o favorito aqui da menina! "Eu cantava o fado numa tasca de Alfama. Cantava sópor desporto, às sextas e sábados, pela noite fora. Por sinal cantava bem. Pelo menos era o que me diziam, que eu era afinadinha. Punha tudo a chorar, até carregava nas letras para puxar as lágrimas, inventava umas desgraças mais desgraçadas ainda do que me chegavam à voz."


"O vendedor de passados", José Eduardo Agualusa

Félix Ventura tem um ganha pão invulgar, vende passados falsos a prósperos empresários, políticos, generais, enfim, a emergente burguesia angolana, que nada teme do futuro mas que lhe falta... um passado glamouroso. Curiosamente esta ocupação permite-lhe uma boa vida, confortável e que ele dedica à pequenas coisas que lhe dão prazer, a leitura, as mulheres e as conversas um um amigo com o qual partilha a casa. " A semana passada Félix Ventura chegou mais cedo e surpreendeu-me a rir enquanto lá fora, no azul revolto,uma nuvem enorme corria em círculos , como um cão, tentando apagar o fogo que lhe abrasava a cauda. "

3 comentários:

Carlos de Matos disse...

... para a troca, aí vai a minha leitura actual:

"Kafka à beira-mar"
de Haruki Murakami.
edição da "Casa das letras"

... Não deixes de ler!
... e os teus visitantes, também!
... é grande, mas devora-se!
... tradução, no mínimo, excelente!

Xi-coração

carmuue disse...

enax! bigadax!

Miriam5 disse...

gostei mt de "Fica comigo esta noite" o vendedor de pássaros ainda não li mas, está na lista