quarta-feira, março 08, 2006

Dia internacional da mulher

(Porque me irrita a maneira como actualmente se celebra o dia da Mulher, e porque sobre isso já disse o que tinha a dizer, gostaria de dar uma perspectiva etimológica à coisa. A informação que se segue foi recolhida aqui)

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

(Lembram-se agora para que serve o Dia Internacional da Mulher?)

2 comentários:

Carlos de Matos disse...

... julgo que toda a pessoa minimamente informada, sabe exactamente o que se passou em 1857 e em 1910.

... seria de facto bom que TODOS o soubessem!

... mas já lá vão muitos anos e a vida deu e vai dar muitas voltas!

... se leste com atenção o meu post no FAZ TUDO, percebeste quanto admiro a MULHER!

... só detesto que hoje, aqui e agora haja o comercial DIA DA MULHER, porque é disso que se trata, pura e simplesmente!

... uma beijoca enorme para ti MULHER!

Anónimo disse...

VIVA NÓS!